Passar para o conteúdo
   

Impressora HP: Conhecer os consumíveis

Utilização de Tinta em Impressoras Jacto de Tinta

O conteúdo comença aqui
HP Inkjet printer

A tinta é utilizada de várias formas ao longo do processo de impressão a jacto de tinta. De uma forma geral, a tinta de tinteiro é utilizada para impressão de documentos, fotografias e outros materiais deste género. Contudo, alguma tinta tem de ser utilizada para manter o bom estado da cabeça de impressão; alguma tinta é residual; e alguma tinta evapora. Estas utilizações da tinta são comuns, em níveis variáveis, com as impressoras de todos os fabricantes de impressoras de jacto de tinta. As metodologias utilizadas para medir o rendimento de páginas e fotografias não têm em conta todas as utilizações de tinta descritas acima e, desta forma, o rendimento real pode variar consideravelmente do rendimento publicado (consulte os e ).A HP concebe os seus sistemas de impressoras de jacto de tinta no sentido de proporcionar um um valor fantástico na impressão dos documentos dos clientes, utilizando em simultâneo tinta suficiente para manter um sistema de impressão fiável que proporciona uma espantosa qualidade de impressão ao longo da vida útil da impressora.

No processo de impressão, é utilizada alguma tinta para preparar a impressora para utilização

A HP disponibiliza duas concepções gerais de cabeça de impressão de jacto de tinta: integrada no tinteiro (Integrated Print Head: IPH) e uma cabeça de impressão de longa duração integrada numa impressora com tinteiros individuais (Individual Ink Cartridges - IIC). Tanto as impressoras IPH como as impressoras IIC executam normalmente os processos de arranque e calibração iniciais, que consomem alguma tinta para garantir a fiabilidade e optimizar a qualidade de impressão. As impressoras IIC também podem utilizar tinta para preparar a cabeça de impressão de longa duração para utilização, eliminando líquido de armazenamento da cabeça de impressão e injectando tinta através da mesma. As impressoras IIC podem utilizar mais tinta no processo de arranque do que as impressoras IPH devido a estes procedimentos de arranque adicionais. Quando um tinteiro de substituição é instalado em impressoras IIC ou IPH, as rotinas de arranque do tinteiro de substituição requerem alguma tinta.

É utilizada alguma tinta para efectuar a manutenção da cabeça de impressão e evitar obstruções

Os bocais das cabeças de impressão ficam obstruídos com o tempo, normalmente devido a partículas de pó microscópicas ou tinta seca. A limpeza dos bocais é mantida através do serviço de manutenção, que inclui a limpeza da superíficie com um pequena esponja de borracha, a emissão de tinta pelos bocais para eliminar as partículas e evitar a secagem e a emissão de tinta para limpar a cabeça de impressão. Para manter a impressora pronta para impressão a cores ou preto e branco, estas rotinas de serviço consomem normalmente alguma tinta de cada tinteiro, mesmo que seja apenas seja utilizado o preto ou a cor no documento que está a ser imprimido.

Ao longo do tempo, é frequente a formação de pequenas bolhas de ar na tinta, bolhas essas que podem bloquear o fluxo de tinta nas impressoras de cabeça de impressão de longa duração (IIC). Em algumas impressoras IIC, podem surgir bolhas de ar devido à mudança de tinteiros. As bolhas de ar podem ser removidas através da bombagem para fora da cabeça de impressão. Ao remover estas bolhas de ar, é também removida alguma tinta.Em sistemas IIC, a mesma cabeça de impressão pode ser utilizada por múltiplas cores. Quando um tinteiro de cor única é mudado, é igualmente consumida alguma tinta dos outros tinteiros de cores que utilizam a mesma cabeça de impressão.

O tempo entre os trabalhos de impressão tem impacto sobre a tinta disponível para impressão

A quantidade de tinta disponível para a impressão depende de vários factores, incluindo os hábitos de impressão e a forma como o sistema de impressão utiliza a tinta, tanto para imprimir páginas como para manter um desempenho fiável. De uma forma geral, as impressoras utilizadas de forma regular consomem menos tinta nas acções de manutenção. Quando comparados com os tempos curtos entre trabalhos de impressão, os períodos prolongados entre os trabalhos de impressão requerem rotinas mais agressivas para a manutenção dos bocais da cabeça de impressão. Estas rotinas mais agressivas utilizam mais tinta.As rotinas de manutenção também podem ser activadas por outros eventos, como a quantidade de tinta utilizada ou a reinstalação de um tinteiro que não tenha sido utilizado durante um perído de tempo prolongado.

Alguma tinta é residual

Os tinteiros têm de armazenar a tinta sem verter a mesma durante o manuseamento, mas também têm de permitir que a impressora extraia a tinta quando necessário. Quando o tinteiro fica esgotado, a maioria da tinta foi retirada do tinteiro. Tal como é impossível remover toda a pasta de dentes de um tubo de pasta de dentes, também é impossível remover toda a tinta de um tinteiro. Além disso, quando é substituído um tinteiro de três cores, poderá restar alguma tinta residual, dado que as três cores podem não ter sido utilizadas com a mesma frequência.

Alguma tinta evapora ao longo do tempo

Ao longo do tempo, os tinteiros perdem alguma tinta devido à evaporação. Isto reduz o volume da tinta disponível, e pode alterar a química das tintas. Os tinteiros não podem ser selados completamente devido às variações de altitude durante o envio e às variações de temperatura durante o armazenamento e a utilização. Os tinteiros da HP são concebidos para funcionarem com fiabilidade após um longo período de armazenamento pré-venda, e ao longo de muitos meses de utilização após a instalação na impressora.

Algumas tintas a cores podem ser utilizadas ao imprimir texto ou gráficos a preto e branco

Em algumas circunstâncias, a tinta a cores pode ser utilizada (essencialmente para melhorar a qualidade da impressão e, por vezes, para melhor a fiabilidade da impressora) mesmo que o documento apenas contenha texto e gráficos de cor preta. Muitas impressoras da HP utilizam interacções químicas para melhorar a qualidade e a permanência do texto e gráficos de cor preta através da adição de pequenas quantidades de tinta de cor em determinadas áreas pretas. Algumas imagens escuras que parecem pretas podem conter uma combinação de tintas pretas e de cor. Para imagens e fotografias a preto e branco, pode ser utilizada uma mistura de cores denominada “preto composto” para alcançar uma qualidade de imagem bastante melhor e suavizar os tons cinzentos que apenas podem ser obtidos com tintas pretas. Algumas impressoras de jacto de tinta utilizam tinta preta pigmentada, que não é compatível com alguns tipos de papel de fotografia para jacto de tinta. Neste caso, as áreas escuras ou pretas são compostas por tintas de cor. (O teste do rendimento de páginas é efectuado com todos os tinteiros, preto e de cores, instalados na impressora. Para obter mais informações, consulte os .

Para os utilizadores que pretendam utilizar apenas tinta preta (apesar da reduzida qualidade de impressão), a maior parte das impressoras HP disponibilizam opções. Por exemplo, uma definição de cor “driver” (através da selecção da opção "print in grayscale with the black cartridge only" nas preferências de impressão) especifica a impressão apenas com tinta preta. Além disso, muitas impressoras IPH podem funcionar no "modo de reserva," que permite ao utilizador continuar a imprimir apenas com o tinteiro preto quando o tinteiro de cores é removido ou não está instalado.Em sistemas HP IIC, todos os consumíveis têm de ser instalados na impressora para que a impressora funcione.

Opção do Utilizador (modos de impressão)

O utilizador também pode influenciar a quantidade de tinta utilizada para imprimir uma fotografia ou um documento.Ao seleccionar modos de impressão diferentes no controlador, a quantidade de tinta utilizada para imprimir o documento pode ser alterada.De uma forma geral, todos os modos de rascunho de papel liso terão menos qualidade de impressão e utilizam menos tinta do que o modo normal de papel liso.

Conclusão

A tinta é utilizada de várias formas ao longo do processo de impressão, desde a preparação para impressão até à impressão efectiva de documentos, fotografias e outros materiais. A HP concebe os seus sistemas de impressoras de jacto de tinta no sentido de proporcionar um um valor fantástico na impressão dos documentos dos clientes, utilizando em simultâneo tinta suficiente para manter um sistema de impressão fiável que proporciona uma espantosa qualidade de impressão ao longo da vida útil da impressora.