Passar para o conteúdo Portugal-Português
HP Portugal home Produtos e Serviços Suporte e Drivers Soluções Como Comprar
» Contacte a HP
HP.com Portugal home
Média de páginas produzidas

Medição De Rendimento: A norma da ISO de
rendimento de cartuchos de toner para impressoras
laser monocromáticas

» 

Média de páginas produzidas

O conteúdo comença aqui
Os consumidores desejam tomar decisões informadas ao adquirir impressoras e consumíveis de impressão. Apesar das capacidades de impressão, da qualidade e da velocidade de impressão, das funcionalidades do produto e da facilidade de utilização serem, normalmente, os factores mais importantes a considerar, os clientes também desejam, frequentemente, comparar custos. A HP oferece uma ampla gama de sistemas de impressão com diferentes capacidades de impressão e várias combinações de preço de aquisição e de custos operacionais, reconhecendo que os clientes têm necessidades diferentes. Ao comparar custos, os consumidores necessitam de considerar vários factores, incluindo a qualidade, a fiabilidade e a produtividade. As medições de rendimento de páginas e de estimativas relacionadas de custo por página (CPP - cost-per-page) são uma parte do retracto económico. Para ajudar os clientes a fazer a melhor escolha de sistemas de impressão para satisfazer as suas necessidades, a HP procura proporcionar informação significativa acerca de todos os factores que têm influência para tomar decisões de aquisição. Este artigo discutirá a medição do rendimento das LaserJet monocromáticas.
HP LaserJet
Em Junho de 2004 a ISO (International Organization for Standardization) publicou a norma da ISO/IEC 19752 de rendimento de cartuchos de toner monocromático para impressoras laser monocromáticas. A HP participou activamente no desenvolvimento desta norma e suporta entusiasticamente a sua utilização em todo o sector. A norma aborda uma ampla gama de factores importantes que afectam o rendimento e a medição do rendimento, incluindo o documento de teste, o tamanho do trabalho de impressão, os modos de qualidade de impressão, a determinação do fim de vida útil, o tamanho da amostra e as condições ambientais. Uma norma com este rigor, amplamente adoptada, representa um grande avanço para proporcionar aos clientes informação de rendimento que pode ser comparada de um modo preciso.

Devido à robustez e à consistência da norma, à participação de todo o sector no seu desenvolvimento e à abordagem imparcial e global da ISO, a HP acredita que a norma proporciona vantagens significativas para os clientes e para o sector da impressão. Consequentemente, a HP adoptou a norma da ISO/IEC 19752 para medir o rendimento dos cartuchos LaserJet monocromáticos. Além disso, a HP também está a participar no desenvolvimento de normas da ISO de medição de rendimento de cartuchos para impressoras laser e tinteiros para impressoras a jacto de tinta, a cores, para o sector. Estas normas contribuirão para melhorar os testes de rendimento em todo o sector de impressão e permitir comparações verdadeiras.

Metodologia da ISO

Os elementos que fazem que a norma da ISO seja mais rigorosa do que outras metodologias propostas são os seus procedimentos explícitos de testes, incluindo a definição de página de teste, a amostragem e os métodos estatísticos, os controlos ambientais e as condições definidas de fim de vida útil. Por exemplo, na área da amostragem estatística, algumas metodologias apenas testam um ou dois tinteiros, mas a norma da ISO requer o teste de pelo menos nove cartuchos de cada modelo, de modo a obter validade estatística.

A HP suporta a norma da ISO e adoptou-a para todos os cartuchos de impressão e impressoras LaserJet monocromáticos lançados desde que a norma da ISO entrou em vigor, em Junho de 2004. A HP também testou todos os produtos compatíveis com as impressoras vendidas desde Junho de 1999, de acordo com a norma, para assegurar a conformidade com a ISO/IEC 19752.*

O processo da ISO: uma abordagem completa e global

A ISO (International Organization for Standardization), sediada na cidade Suíça de Genebra, é constituída por uma rede de instituições nacionais de normas de 147 países. Os membros dos comités técnicos da ISO pertencem a organizações nacionais e não são vendedores. Ao utilizar um processo de tomada de decisões com base em consensos, a ISO define voluntariamente normas para facilitar o comércio, melhorar o desempenho ambiental e simplificar as escolhas dos clientes.

Para o desenvolvimento da norma da ISO/IEC 19752, o comité da ISO foi composto por representantes de instituições nacionais de normas de muitos países membros. Os representantes destes países integravam uma ampla variedade de sectores da indústria de fabricantes e de comerciantes de impressoras, incluindo fabricantes de tinteiros renovados e responsáveis de laboratórios de testes.

A ISO/IEC 19752 especifica uma metodologia rigorosa para determinar o rendimento de cartuchos de toner monocromático para impressoras laser monocromáticas, incluindo as seguintes disposições principais:
  • Documento de teste da norma: Utilização de uma página normalizada impressa num ambiente controlado com as predefinições da impressora. Isto assegura que as definições permanecem consistentes em diferentes fases dos testes, independentemente da plataforma ou do tamanho do papel. O documento de teste trabalha com os tamanhos de papel A4 e de carta.

  • Número de cartuchos testados: São testados nove cartuchos de cada modelo, o que permite obter estimativas fiáveis do menor rendimento, com 95% de confiança estatística.

  • Critério claro e objectivo para o fim de vida útil: Determina o rendimento do cartucho mediante medições que estabelecem um critério para o fim de vida útil com base em páginas utilizáveis e que reflectem recomendações dos fabricantes acerca de como os cartuchos devem ser manuseados quando se aproxima o fim de vida útil (por exemplo, quantas vezes devem ser agitados). Estas recomendações foram concebidas para reflectir o comportamento dos utilizadores finais.
Figura 1: Página de Teste da Norma ISO/IEC 19752
Figura 1: Página de Teste da Norma
ISO/IEC 19752
  • Número de impressoras: Os cartuchos são testados em três impressoras diferentes (três cartuchos em cada impressora) para evitar a influência de impressoras particulares.

  • Ambiente controlado: O ambiente de impressão é controlado e consistente porque as variações de temperatura e de humidade afectam o rendimento dos cartuchos.

Para obter comparações fiáveis, os rendimentos dos cartuchos de produtos de fornecedores diferentes devem ser medidos de acordo com uma norma única e consistente. Os rendimentos de cartuchos, determinados utilizando outras metodologias, não são comparáveis àqueles determinados de acordo com a norma da ISO.

A informação de rendimento das HP LaserJet monocromáticas, publicada de acordo com a norma da ISO/IEC 19752, está disponível neste website e será publicada nas embalagens das impressoras LaserJet e nas dos cartuchos de impressão monocromáticos. Os rendimentos de páginas dos cartuchos de impressão também podem ser encontrados efectuando uma procura, para a impressora ou o tinteiro específico, na informação de produtos disponível em hp.com.

Rendimento de Cartucho de Impressão: Apenas Um Factor a Considerar

As comparações adequadas de rendimentos são preciosas para os clientes avaliarem diferentes ofertas concorrentes de impressoras. As medições de rendimento também são úteis para planear as necessidades de substituição de tinteiros ou para assegurar a disponibilidade imediata de tinteiros suficientes para projectos grandes. Contudo, o rendimento apenas representa uma pequena parte do valor total de um sistema de impressão e é apenas uma das componentes dos custos de impressão totais. Ao comparar produtos, os clientes devem sempre considerar todos os factores de modo a obter o melhor valor total. Os factores como a fiabilidade, a produtividade e a qualidade podem ocultar os custos reais. Os produtos que trabalham de um modo fiável acabam por proporcionar economias de tempo e de custos associados à resolução de problemas. A HP incita os compradores potenciais de impressoras a avaliar cuidadosamente as suas necessidades individuais de impressão, assim como a fiabilidade do sistema, a qualidade e a facilidade de utilização ao escolher um sistema de impressão para obter o melhor valor total.

*Para todos os produtos compatíveis com as impressoras vendidas antes de Junho de 1999, a HP publica rendimentos utilizando a metodologia proprietária anterior de medição do rendimento, que é razoavelmente consistente com a norma da ISO para o rendimento de cartuchos de toner. O método da HP utiliza metodologias estatísticas que são similares às da norma da ISO e mais rigorosas em alguns casos. Por exemplo, o método da HP testa geralmente mais impressoras e cartuchos do que os requeridos pela norma da ISO. O método da HP utiliza uma página de teste com base em 5% de cobertura. Os rendimentos para estes produtos mais antigos podem ser encontrados procurando, a impressora ou o cartucho de impressão, na informação de produtos disponível em hp.com.

Versão para imprimir
Declaração de privacidade A utilização deste website pressupõe a aceitação dos seus termos de utilização
© 2024 Hewlett-Packard Development Company, L.P.